Praticar uma boa comunicação assertiva pode fazer você se destacar tanto na carreira como na vida pessoal
Muita gente associa a palavra assertiva com o conceito de certo ou errado. Mas não é bem assim. É possível ser bastante assertivo, mesmo estando errado. Não entendeu? A gente explica.
A comunicação assertiva se dá quando você consegue passar uma mensagem com segurança, sem dúvidas ou falhas. Ou seja, basta que o emissor seja claro o suficiente para que o receptor entenda o recado de forma correta.
Não ter uma comunicação assertiva pode causar muitos conflitos e mal entendimentos, estragar negócios, clientes e amigos, pois uma comunicação não assertiva pode gerar ressentimentos e hostilidade. Lembre-se: a assertividade é uma característica fundamental da boa oratória.
Ter um bom diálogo é essencial para qualquer profissional que deseja conquistar uma carreira de sucesso. Siga estas dicas e aprenda a se comunicar assertivamente em qualquer lugar e com todos os tipos de pessoas.
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Comunicação assertiva: cinco atitudes
1 – Diga o que pensa e o que deseja

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Todo mundo tem o direito de dizer o que pensa. Não se trata apenas de uma condição humana, mas de um preceito garantido pela constituição brasileira. A liberdade de expressão deve ser praticada por qualquer cidadão que tenha uma opinião formada e deseja compartilhá-la com os demais.
Você pode estar errado em seu ponto de vista, seus argumentos podem ser derrubados, sua posição pode ser contrária à da maioria, mas ainda assim você tem o direito de defender suas ideias.
E porque você deve dizer o que pensa e deseja? Para trabalhar e viver melhor. Veja um exemplo: seu gestor entrega uma pasta cheia de novos trabalhos que devem ser feitos até amanhã. Sua mesa já está cheia de outros assuntos urgentes, mas você não diz nada e aceita.
Acontece que você sabe que não será possível cumprir o prazo. Se você não tiver uma comunicação assertiva, não disser ao chefe que o tempo é pouco e que há outras prioridades, você continuará responsável pela tarefa e ao não entregar passará um atestado de incompetência profissional.
Por isso, é sempre recomendável que você expresse a sua visão antes que seja tarde demais e as consequências sejam muito piores do que enfrentar seu gestor logo de cara.
2 – Respeito aos outros e a si mesmo

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Apesar do direito de dizer o que pensa, praticar uma comunicação assertiva não significa falar tudo o que passa pela cabeça. Não aguentaríamos viver em uma sociedade em que absolutamente tudo o que é pensado é dito.
Imagine se o gestor dissesse logo de manhã cedo, no início do expediente, tudo o que pensa da equipe. Ninguém mais trabalharia com produtividade, porque a moral estaria abaixo da linha do horizonte.
Agora inverta o lado dessa história e reflita sobre o que aconteceria se os funcionários dissessem exatamente o que pensam do chefe para ele. Todos estariam desempregados antes de vencer o período de experiência.
A comunicação assertiva deve ajudar a expor tudo o que a pessoa pensa e deseja, desde que haja coerência com o assunto e relevância para o objetivo. Todos têm o direito de ter uma opinião, mas não significa que ela deva ser manifestada, especialmente quando não tem qualquer relação com o que está em questão.
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3 – Objetivo claro a ser conquistado

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A comunicação assertiva deve ser utilizada especialmente para atingir objetivos bem definidos. Não há porque se preocupar em ser assertivo em uma conversa de happy hour com os amigos, quando o assunto é o futebol de domingo.
No ambiente profissional nós temos objetivos claros que devem ser cumpridos porque fazem parte da nossa descrição de funções, das metas a serem conquistadas e como impactarão na nossa avaliação de desempenho.
Portanto, chegar ao melhor resultado faz parte do que se espera de cada um de nós como profissionais competentes. A comunicação assertiva ajuda tanto no seu papel de gestor, quanto de subordinado.
Como chefe, solicite algo à sua equipe de forma assertiva, respeitosa e sem hesitação assegura que todos os pontos sejam desenvolvidos e até mesmo superados.
Como funcionário, interaja com seu chefe com assertividade permitindo que você conquiste respeito por contribuir com sugestões e alerte para possíveis problemas que não foram vistos anteriormente.
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4 – Vá direto ao ponto

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De nada adianta falar sem parar se o que você diz não tem sentido. Enrolar, também, não é uma boa estratégia, até porque a falta de argumentos é facilmente percebida.
Para ser assertivo, você deve ser direto, evitando rodeios desnecessários. Quando damos muitas voltas no assunto, demorando para chegar ao ponto central que precisa ser tratado, deixamos os interlocutores tontos, perdidos e confusos.
Quando você quiser solicitar férias ao seu gestor, vá até ele, diga qual é o seu objetivo e explicite os seus motivos. Isso é ir direto ao ponto.
Ao contrário, entrar na sala dele, ficar perguntando como está o trabalho, se está aumentando, se vai continuar agitado e sair pensando que o chefe não vai autorizar sua saída não é nada assertivo. Imaginar a reação do outro não é a realidade, é apenas uma ficção dela.
Mas cuidado para sua fala não ser confundida com um posicionamento agressivo, que demonstra julgamentos, inferências, ataques, imposição de opiniões e inflexibilidade.
5 – No menor tempo possível para agilizar a vida

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Tenha sempre em mente que tempo é dinheiro. Portanto, não desperdice os seus minutos, nem os dos outros. Quanto mais você demora para expor suas ideias, maiores serão as dificuldades enfrentadas.
Caso você tenha uma sugestão a dar, não deixe para depois porque outros poderão se manifestar antes, com a mesma ideia, e você perderá a autoria dela. Já aconteceu de pensar algo, deixar para dizer mais tarde na reunião e no meio dela alguém rouba seus pensamentos e ainda por cima ficar com todo o mérito?
Quando se diz tudo logo de cara, evita-se retrabalho e as tarefas são realizadas em menos tempo. Isso reduz, inclusive, a ansiedade. Ficar pensando no que poderia ter dito e quando haverá uma nova oportunidade gera um desgaste emocional muito grande.
Leve em consideração também um ponto importante nessa questão do menor tempo possível: o contexto. Existe hora certa para se comunicar assertivamente.
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