A série Mad Men nos ensina valiosas dicas e lições de carreira que podem ser utilizadas por qualquer profissional
Você provavelmente já deve ter ouvido falar da série Mad Men, não é? O seriado se tornou um verdadeiro sucesso nos Estados Unidos, e as lições de carreira passadas ao longo das suas sete temporadas são muito importantes para o meio profissional.
Don Draper e a equipe da Sterling Cooper mostram a cada episódio como as agências de publicidade de Nova York reinventaram os conceitos de publicidade na década de 60. Brigas de ego, traição e preconceito são alguns dos temas que aparecem ao longo do seriado.
Cinquenta anos depois do cenário em que a série se passa, fica claro que os tempos mudaram as condições de trabalho, principalmente para as mulheres. Mas os fundamentos para se ter uma carreira de sucesso não são muito diferentes de uma época para a outra.
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Confira abaixo algumas lições de carreira que podemos tirar da série Mad Men:
1 – Saiba como utilizar seu carisma
Ao longo da série, vemos que o diretor de criação Don Draper sabe muito bem como convencer os clientes da Sterling Cooper. Isso não se deve apenas à sua mente brilhante e criativa, mas principalmente à sua marcante presença. Sua preocupação com o visual, postura, preparação e comunicação são a chave para suas negociações.

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Quanto mais bem preparado para uma apresentação, mais você desenvolve a sua capacidade de comunicação verbal e não-verbal, e, consequentemente, melhores são as suas chances de sucesso. Para conquistar e influenciar as pessoas, não basta apresentar dados e números, é preciso também passar confiança, integridade e muito carisma.
2 – Conheça o seu valor
Peggy Olson começa a série como a ingênua (porém perceptiva) secretária de Don, e acaba como uma poderosa publicitária, chegando até a ocupar o lugar de seu chefe em um certo momento do seriado.
Em uma época em que as mulheres não tinham a oportunidade de desbravar o mundo dos negócios, Peggy conquistou seu espaço, se cercou de aliados e lutou contra o sexismo da época com determinação.

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As atitudes dela nos ensinam que é preciso saber o seu valor, demonstrá-lo dentro da empresa, e nunca deixar que digam que você não consegue fazer algo. Mesmo se alguém não acreditar no seu potencial, essa é uma ótima oportunidade de mostrar que você é capaz.
3 – Não se acomode
O co-criador da agência, Roger Sterling, era a grande estrela da área de atendimento, fazendo um trabalho satisfatório ao trazer novos clientes. Até perceber que Pete Campbell, seu protegido, estava ultrapassando seu desempenho.

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Por isso, nunca se acomode, pois você pode acabar sendo passado para trás, especialmente em um mercado de trabalho competitivo. Alimente o seu conhecimento, criatividade e motivação constantemente.
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4 – Um trabalho duro deve ser reconhecido
Na agência Sterling Cooper, os funcionários trabalham duro para manter seus clientes e conquistar novas contas. Como pode ser visto na trajetória das carreiras de Peggy e Joan Harris, a perseverança e a atitude positiva geram resultado.
As duas personagens sabem muito bem como trabalhar seu marketing pessoal, conversando com seus chefes sobre as áreas e projetos em que gostariam de se envolver e mostrando que possuem o necessário para fazer um bom trabalho.

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Se você souber mostrar que é o melhor no que faz, as pessoas irão perceber, e junto com isso vêm o reconhecimento. Se você perceber que não existem oportunidades de crescimento dentro da sua empresa, não tenha medo de procurar por novas oportunidades em outras empresas.
5 – Tecnologia não é sinônimo de produtividade
Parece absurdo afirmar isso, mas Mad Men é um ótimo exemplo de que, em uma época que não existiam smartphones nem notebooks, era possível criar ideias brilhantes. O mundo era diferente e o mercado bem menor, mas grandes coisas aconteceram com máquinas de escrever, telefones fixos e encontros reais.
Não estamos dizendo que você deve jogar seu computador no lixo e passar a usar uma máquina de escrever. Mas não se esqueça da importância de conversas e conexões reais. Naquela época, isso era tudo o que eles tinham.

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