Entenda aqui o que é endomarketing e como você pode (e deve) começar a usá-lo na sua empresa

Toda empresa que deseja se manter bem no mercado precisa se preocupar não somente em atrair o desejo de compra dos consumidores, mas também em manter os talentos que possui dentro da organização.

De nada adianta desenvolver estratégias para que os clientes vejam as marcas como a melhor opção no mercado se os funcionários não acreditam nessa ideia e estiverem esperando pela primeira oportunidade de partirem para outro emprego ou, ainda, para a concorrência levando informações preciosas.

Focar no público interno, criando laços e motivando os funcionários, é essencial e isso se concretiza a partir de ações de endomarketing.

Leia este artigo até o final para saber:

  • O que é endomarketing
  • Como utilizar o endomarketing na sua empresa
  • Como começar uma campanha de endomarketing
  • Os benefícios do endomarketing

O que é endomarketing?

Imagem vetorial ilustrando o que é endomarketing em uma empresa conectada

O termo endo vem do grego e significa “uma ação interna”. Logo o endomarketing é exatamente isso: o marketing para dentro da organização. Mas não se limite a pensar no endomarketing apenas como uma comunicação empresarial.

Ele é um conjunto de ações que utiliza diversos princípios do marketing, da comunicação corporativa e da administração a fim de construir uma relação engajada e unificada com o público interno da empresa, para que todos estejam conectados com uma única visão de negócio.

Os setores  responsáveis por promover ações neste sentido variam muito de uma empresa para outra. Pode estar sob a responsabilidade da área de Comunicação Interna, de Marketing, de Recursos Humanos, de Relações Humanas, de Comunicação Empresarial ou até mesmo de um setor específico de Endomarketing.

Não há grande importância a qual área está ligada a atividade, desde que ela tenha autonomia para servir aos interesses da organização inteira, sem ficar atrelado a desejos exclusivos de uma ou outra área.

O que realmente importa é conquistar os colaboradores, fazendo-os perceber como cada um tem um papel importante na construção da empresa.

A ideia é simples: quanto mais satisfeitas as pessoas estiverem com seu trabalho e as condições dentro da empresa, mais elas se sentirão motivadas e falarão sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos. Consequentemente, elas se sentirão mais valorizadas e empenhadas em realizar seu trabalho.

Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente do negócio e comecem a enxergar a empresa de uma forma mais humana e holística, desenvolvendo um sentimento de “pertencimento”.

Como começar a utilizar o endomarketing na sua empresa

Ter uma gestão transparente, prestar atenção no que os colaboradores têm a dizer, incentivar os funcionários talentosos, criar condições seguras e saudáveis de trabalho, reconhecer e recompensar as pessoas que estão engajadas nas causas da empresa… Todas essas atitudes são essenciais para uma campanha de endomarketing de sucesso.

O primeiro passo é compreender as necessidades e dificuldades enfrentadas pelas diversas áreas da empresa. Neste sentido, é bom frisar: o Endomarketing deve ser desenvolvido sempre em apoio a uma demanda de outras áreas da organização que têm uma dificuldade a ser sanada ou uma oportunidade a ser aproveitada.

Por exemplo, a área de segurança detecta a ocorrência de muitos acidentes e precisa modificar o comportamento dos funcionários para reduzir esse número. Ou a Administração vê a possibilidade de otimizar os processos a partir da criatividade dos próprios funcionários.

Nos dois exemplos, o Endomarketing tem a capacidade de modificar o comportamento dos colaboradores para minimizar a ocorrência de acidentes e maximizar o potencial de contribuições que os funcionários podem sugerir.

Como estruturar uma campanha de endomarketing

Imagem vetorial ilustrando a estruturação de uma campanha de endomarketing

Em seguida, vem a estruturação das ações de endomarketing, trazendo o colaborador para dentro do espírito e da alma da empresa. Entre as práticas mais comuns  podemos citar as campanhas estruturadas, materiais gráficos (displays de mesa, folders etc.), veículos eletrônicos e digitais, festas comemorativas, happy hours, vídeos institucionais, games, teatro, palestras, workshops, treinamentos de equipe e muito mais.

Imagine que, ao invés de mandar um email marketing tradicional e nada atrativo, sua empresa crie interferências no ambiente que garantam que todos os funcionários sejam impactados pelos conceitos da campanha de endomarketing. Isso ajudará para que eles “comprem” a ideia e, mais do que isso, comecem a colocá-la em prática.

Algumas empresas instituem bonificação por resultados, de acordo com o desempenho de cada integrante da equipe. Essa é uma ótima forma de mostrar que a empresa reconhece os esforços diários. As recompensas podem até ser financeiras, mas obrigatoriamente têm que incluir o reconhecimento para quem se destaca por suas atitudes acima do esperado.

Neste outro artigo, ensino detalhadamente 9 passos para uma campanha de endomarketing bem sucedida.

Benefícios do endomarketing

O endomarketing estabelece uma relação de troca entre empresa e funcionário. Neste sentido, quem investe nessas ações pode se beneficiar de diversas formas. As principais vantagens dessa estratégia são:

  • Fidelização de clientes: quando a empresa conquista seu público interno e faz os colaboradores se sentirem mais engajados, consequentemente eles passarão mais credibilidade na hora de vender para o consumidor, resultando em clientes fiéis;
  • Aumento das vendas: clientes mais satisfeitos e funcionários valorizados resultam em uma crescente nas vendas do produto ou serviço. A elevação das vendas amplia os resultados e os lucros;
  • Funcionários motivadoso trabalhador se sente valorizado e agradecido a ponto de dar o melhor de si, não se percebendo como se fosse apenas um mero instrumento de obtenção de lucro para a corporação;
  • Retenção de talentos: a competitividade do mercado é grande e a capacidade de reter talentos se torna um desafio enorme para as corporações. A partir das ações de endomarketing, a tendência é que os funcionários mais capacitados se mantenham em seus postos. É importante que todo empreendedor tenha em mente que a alta rotatividade envolve custos que poderiam ser evitados com a retenção;
  • Melhoria do clima interno: o clima organizacional influencia diretamente na produtividade e satisfação dos colaboradores, e tudo isso infere na qualidade do trabalho. O endomarketing tem como objetivo, também, melhorar a eficiência no que diz respeito à relação funcionário-empresa.

Vale a pena investir em estratégias de endomarketing, mas não se esqueça: apesar do investimento financeiro não ser o mais alto, o comprometimento deve ser. Para que as ações estejam alinhadas aos objetivos da empresa e possam dar resultados efetivos é preciso um planejamento adequado.

Você encontra alternativas de ações práticas de endomarketing no meu livro: Marketing Motivacional.

E aí, ficou mais claro o que é endomarketing? Acompanhe os conteúdos da Widoox e compartilhe o post nas redes sociais. Logo mais outros artigos mais detalhados serão disponibilizados para você.

Veja também:

9 passos para elaborar uma campanha de endomarketing bem sucedida

12 dicas infalíveis para melhorar a produtividade no trabalho

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