Entenda como estruturar e executar uma ótima campanha de endomarketing

Existem muitas confusões a respeito do termo endomarketing e do seu significado. Alguns autores o definem como sinônimo de comunicação interna.

Eu não vejo dessa forma e explico porque: uma empresa pode ter seu jornal mural afixado em alguns locais para facilitar o acesso aos funcionários. Neste caso, pode-se dizer que a organização está fazendo comunicação interna. Mas será que podemos chamar um único mural de endomarketing?

Utilizando ainda o mesmo exemplo, suponha que a empresa tenha o jornal mural e um boletim para colaboradores. Isso é endomarketing? Claro que não. Os dois juntos representam meios utilizados pela comunicação interna.

É importante que você saiba a diferença entre endomarketing e comunicação interna e conheça os pontos essenciais para elaborar um bom planejamento de marketing interno para a sua empresa otimizar o relacionamento com os funcionários.

Ilustração de reunião criativa

[mc4wp_form id=”3402″]

O que é endomarketing e o que ele pode fazer pela sua empresa

Endomarketing é um termo criado por Saul Bekin há vários anos.

Na prática, a atividade de endomarketing era utilizada em várias empresas muito antes de Bekin criar um apelido para ela.

O essencial é saber a definição: “fazer marketing para o público interno da empresa”.

O marketing tradicional busca, entre outras finalidades, construir a imagem da organização junto ao seu público externo, formado por consumidores e comunidade.

O endomarketing tem o mesmo objetivo, só que focado no público interno, constituído por funcionários e, muitas vezes, familiares, terceirizados, franqueados, concessionários, entre outros públicos que, apesar de não serem internos, precisam apresentar comportamentos padronizados quando representam a marca.

Ilustração mostra funcionários felizes, relacionando ao endomarketing

Para que serve o endomarketing

Há muitas aplicabilidades para o endomarketing, mas a principal delas é promover a mudança de comportamentos dos funcionários, em função da estratégia definida para o negócio.

E porque não se pode alterar comportamentos utilizando apenas a comunicação interna? Porque mudanças exigem aquisição de novos hábitos e, para isso, é necessário tempo, motivação e prática, que só conseguimos por meio de campanhas de endomarketing.

Por exemplo: existe um determinado tipo de comportamento inadequado dos colaboradores que é o responsável pela ocorrência de inúmeros acidentes no trabalho.

Portanto, é necessário alterar este comportamento impróprio, agregando um novo tipo de postura, uma forma diferenciada de agir, uma consciência responsável sobre o que não deve ser feito e o que é mais recomendável.
Aqui entra o endomarketing.

Ilustra simboliza empresários se unindo para o endomarketing

Quando se pode utilizar o endomarketing

Ninguém deve criar uma campanha de endomarketing fazendo uso das inúmeras ferramentas e meios do marketing comercial, para comunicar aos funcionários que não haverá expediente na sexta-feira após o feriado. Completamente desnecessário.

No entanto, para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e gerar ganhos para a companhia, como redução do absenteísmo e aumento da produtividade, é necessário desenvolver uma campanha duradoura, que estimule cada participante a adotar hábitos mais saudáveis em sua casa e no trabalho.

Outra situação muito comum nos dias de hoje é a fusão de empresas, fato que gera um abalo sísmico no clima organizacional, tanto para os funcionários da organização que comprou, quanto para os que foram “comprados”. Para promover a fusão de culturas com a criação de uma nova, somente a implantação de um bom programa de endomarketing pode dar conta e gerar resultados eficazes.

O endomarketing pode ser utilizado, ainda, para contribuir com o desenvolvimento de habilidades nas pessoas, ampliação de conhecimentos técnicos ou do portifólio da empresa, aumento da produtividade, conquista de certificações, estímulo às vendas e muito mais.

[mc4wp_form id=”2925″]

9 passos para elaborar uma campanha de endomarketing

Uma campanha de endomarketing pode ser feita das mais variadas formas, dependendo de alguns fatores que precisam ser levados em consideração: os objetivos desejados, a cultura da empresa e dos seus executivos, o perfil do público e os guidelines de comunicação que norteiam todas as ações da companhia.

No entanto, existe uma lógica para que a campanha seja estruturada e esta deve ser seguida, independente dos fatores apontados acima. Um bom planejamento de endomarketing precisa considerar 9 passos indispensáveis.

Vamos ver a síntese de cada um deles:

1) Definição do problema a ser resolvido ou da oportunidade a ser aproveitada

Para criar uma boa campanha é preciso saber para que ela vai servir. Parece óbvio, mas nem tanto. Quando alguém diz que é necessário melhorar o clima da empresa, o que realmente é preciso melhorar? E quando se diz que a ação deve motivar os funcionários, o que é um funcionário motivado? Caso não se defina com clareza onde se quer chegar, qualquer caminho será errado.

 

2) Diagnósticos do problema e construção do cenário

Uma vez definido o problema a ser enfrentado, é preciso saber “como” e “porque” ele acontece. Não basta entender que os acidentes de trabalho devem ser reduzidos. O que orienta suas ações é compreender como eles acontecem e qual o real motivo. Por exemplo, os acidentes podem ser provocados por um erro de projeto do maquinário que jamais será sanado com endomarketing.

 

3) Definição das metas e dos resultados a serem alcançados

Antes de colocar a campanha no ar, é preciso ter certeza das metas que precisam ser alcançadas. Todo o esforço de comunicação deve ser proporcional aos resultados esperados. Além disso, metas precisam ser realistas. Toda empresa gostaria de dobrar suas vendas, mas fazer uma campanha para gerar mais 100% de produtos vendidos é irreal.

 

4) Busca permanente do suporte da gestão

Embora a campanha seja direcionada para a maioria dos funcionários operacionais, nenhuma ação proporciona bons resultados sem que os gestores estejam envolvidos nela. Às vezes apenas na aprovação da ideia geral, outras vezes como multiplicadores que devem disseminar os conceitos entre suas equipes.

 

5) Planejamento estratégico e tático da campanha
Com as informações básicas iniciais, chega a hora de desenvolver um planejamento. A estratégia a ser adotada revela o que fazer. As táticas definem como fazer. Por exemplo: para melhorar o clima interno a estratégia pode ser aproximar os gestores dos funcionários; a tática para isso pode ser uma ação que estimule os feed backs constantes.

 

6) Desenvolvimento e criação das ações de endomarketing
Para introduzir na vida da organização uma nova forma de ser é preciso estimular todos os sentidos das pessoas, desde o visual, até o auditivo, tátil, olfativo, incluindo o paladar quando possível. Em outras palavras, peças e ações de comunicação com elevado impacto sobre os funcionários criam um envolvimento maior com os conceitos a serem apreendidos.

 

7) Utilização de fatores motivacionais
Para fazer o básico, todos os colaboradores já têm os seus motivos. No entanto, o que se quer com o endomarketing é que os funcionários façam além do óbvio, algo a mais, diferente do quotidiano. Para isso são necessários estímulos externos que desenvolvam uma motivação compartilhada por todos.

 

8) Implantação da campanha e ações de manutenção
Com todos as etapas anteriores atendidas, chegamos ao momento de dar o start para a campanha de endomarketing. Para isso, os ritos de transformação precisam ser estruturados para que todos os funcionários tenham a noção exata de que passarão a viver em uma companhia diferente a partir deste momento.

 

9) Mensuração e avaliação dos resultados alcançados
Como tudo o que se faz em comunicação, é necessário acompanhar de perto os resultados alcançados, durante a campanha e ao final dela. A partir do que ficou definido como meta no item 3, devem ser utilizadas metodologias quantitativas e qualitativas para averiguar se os objetivos foram atingidos, direcionando a continuidade das ações ou o desenvolvimento de novas.

 

Estes passos servem para orientar o seu planejamento quando precisar desenvolver uma campanha de endomarketing dentro da sua empresa.

Em outros artigos vou mostrar como desenvolver cada um deles, incluindo análises de casos reais solucionados com uma ação de endomarketing bem estruturada. No meu livro “Marketing Motivacional” você encontra vários casos analisados e inúmeras alternativas de campanhas de endomarketing.

Encaminhe suas sugestões sobre este assunto para futuros posts.

Veja também:

Comunicação Empresarial: 6 dicas para medir seus resultados

Postura e imagem profissional: o sucesso a olhos vistos

Inteligência emocional no trabalho: dicas de Daniel Goleman

Facebook Comments

Cadastre-se em nossa newsletter

Não enviamos spam

You have Successfully Subscribed!