Aprenda como promover algumas modificações simples que trarão maior produtividade e felicidade para o ambiente de trabalho.
Com base na psicologia recente, e em descobertas da neurociência, podemos seguir alguns passos simples e eficazes para melhorar a produtividade.
Texto da arquiteta Gabriela Moreira, com exclusividade para o blog da Widoox*
Segundo a Neuroarquitetura, ciência que estuda como a arquitetura afeta as pessoas psicologicamente, é vital que você escolha um ambiente onde você se sinta feliz, confortável e onde você se identifique.
Leia este artigo até o final e você vai ver que é mais fácil do que você pensa manter o espaço de trabalho estimulante para sua criatividade e, portanto, capaz de aumentar a produtividade da sua equipe.
Estas dicas valem também para quem está envolvido com ações de endomarketing para alterar os comportamentos dos funcionários.
A seguir, cinco fatores fundamentais para qualquer ambiente profissional.
- Caracterize seu espaço de trabalho
O simples ato de poder organizar seu espaço de trabalho de acordo com suas preferências tem um efeito positivo e é associado à melhoria da produtividade.
Craig Knight, diretor da consultoria em espaços corporativos “Realização de Identidade”, mostrou isso em um estudo realizado em conjunto com o pesquisador Alex Haslam, envolvendo 47 trabalhadores de escritórios de Londres.
Alguns empregados puderam organizar um pequeno local de trabalho com a quantidade que eles quisessem de plantas, quadros e imagens, e foram 32% mais produtivos do que os outros que não tiveram essa alternativa. Eles também se identificaram mais com o seu empregador – um sinal de maior comprometimento com o esforço da equipe e aumento da eficiência. Se sua liberdade for restrita, molde o espaço tanto quanto você puder para torná-lo seu.
2. Móveis arredondados e ergonomia
Utilizar layout e mobiliário curvo e arredondado em lugar de outros com bordas retas, está associado com emoções positivas e é conhecido por ser benéfico para a criatividade e a produtividade. Se o mobiliário seguir normas de ergonomia, garante ainda o conforto e a segurança para evitar problemas de postura na execução das atividades.
Em um estudo americano de 2011, centenas de graduandos observaram imagens de interiores de escritórios e classificaram melhor aqueles mobiliados com objetos curvilíneos, em oposição aos ambientes mais quadrados e cheios de pontas. Eles avaliaram os móveis arredondados como mais agradáveis e convidativos.
Outro estudo descobriu que as pessoas avaliaram ambientes arredondados como mais bonitos. Além disso, os espaços com mais curvas desencadearam maior atividade em regiões do cérebro associadas à recompensa e à apreciação estética.
Mais ainda, a pesquisa identificou que sentar em círculos provoca uma mentalidade coletiva, enquanto sentar em mesas de linhas retas desencadeia sentimentos de individualidade – algo que vale a pena pensar em sua próxima reunião, se você quiser incentivar a coesão da sua equipe.
3. Destaque a cor e a iluminação
Escolher a cor certa e o sistema de iluminação adequado para o seu escritório é uma das maneiras mais simples para ajudar a melhorar o seu desempenho profissional. Diferentes cores e níveis de luz possuem efeitos psicológicos distintos. Assim, o ideal é instalar um sistema de iluminação de acordo com a atividade que for desenvolvida no ambiente em questão.
Por exemplo, a exposição às cores azul e verde melhora o desempenho em tarefas que requerem a criação de novas ideias. A cor vermelha é associada a um desempenho superior em tarefas que envolvem a atenção aos detalhes.
Ambientes controlados por dimmer (interruptor que permite o acendimento gradativo da luz) promovem a criatividade e a geração de ideias, pois estão associados a um sentimento de liberdade. Por outro lado, os níveis de luz mais brilhantes são mais propícios aos pensamentos analíticos e avaliativos.
4. Utilize plantas e valorize janelas
Pesquisas nesse campo já mostraram repetidamente que a presença de plantas no escritório possui vastos benefícios, incluindo a recuperação de empregados de atividades exigentes e a diminuição dos níveis de estresse, além de reduzirem os níveis de poluição do ambiente.
Estar próximo de uma janela também é benéfico, pois a visão de um outro ambiente (natural ou urbano) transmite estímulos restauradores.
Se você não pode realizar suas reuniões na frente de uma janela com vista para a serra, o campo ou para a praia, a utilização de imagens que remetam a paisagens agradáveis ou originais, também produz estímulos revigorantes.
5. Acredite, existe benefício em uma mesa bagunçada
Há muita pressão nos dias de hoje para ser organizado. Como você pode fazer bem o seu trabalho, se você não tem espaço livre em sua mesa para mexer o mouse?
Segundo Eric Abrahamson – coautor do livro “A Perfect Mess: The Hidden Benefits of Disorder” (“Uma Confusão Perfeita: Os Benefícios Escondidos da Desordem”), as pessoas com mesas altamente organizadas muitas vezes lutam para encontrar suas coisas pois seus sistemas de arquivamento são muito complicados. Ele também aponta outra vantagem para a bagunça – uma ideia inovadora pode surgir de um rabisco que você fez para um outro projeto tempos atrás (e que ficou em sua mesa), que em comparação com uma situação atual pode ajudar a criar uma segunda ou terceira ideia.
Estas são algumas características de design de interiores já comprovadas pela ciência como efetivamente benéficas. Entende-se por design a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto ou local, de modo a atender às necessidades dos usuários levantadas por pesquisas de mercado, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação destes. O design é o meio de adicionar valor aos produtos.
O design surgiu para ser a ferramenta das empresas em busca de um produto ou local melhor, seguindo a ideia de que “a forma segue a função”, ou seja, aquilo que é bem projetado do ponto de vista funcional acaba tendo uma forma agradável e atraindo as pessoas. E a ciência comprova, repetidamente, que é eficiente para o usuário também.
*Gabriela Moreira é arquiteta com especialização em Marketing e Comunicação com o Mercado. Desenvolve projetos comerciais e corporativos de arquitetura. Está à frente da D2C Design Biz Architecture, um dos 40 escritórios de SP selecionados para participar da Archademy, a primeira aceleradora de arquitetura e design do país. É articulista parceira do blog da Widoox.
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