Existem muitas pessoas que fazem palestras sobre temas do seu conhecimento, simplesmente porque foram convidadas por algum amigo.
Elas costumam realizar exposições esporádicas ao longo do ano, mas sem qualquer compromisso com a própria carreira.
Mas se você quer se tornar um palestrante profissional, precisa tomar algumas atitudes muito mais dirigidas, para não depender apenas dos amigos para ser chamado.
Leia este artigo e aprenda alguns atalhos para se tornar um orador de sucesso, requisitado para todo tipo de evento.
E o mais importante: ser bem remunerado por isso.
Diferença entre os tops e os outros
Apesar de muita gente fazer palestras, não são muitos que conseguem sucesso e dinheiro. Por que isso acontece?
Em especial porque muitos entendem que ser um orador é uma questão de dom e só alguns vieram ao mundo com ele. O que significa que só alguns podem se destacar e viver disso.
Puro engano. Nada mais longe da realidade do que esta definição.
Quem é reconhecido como palestrante profissional treinou muito para conseguir isso. A excelência é obtida com esforço e dedicação. Nunca é apenas uma questão de sorte.
O filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella afirmou que sua formação como orador é resultado de muitos e muitos anos de treinamento, de acertos e desacertos, até chegar a se tornar um dos mais bem pagos palestrantes do país.
O cachê de Cortella em 2019 varia entre R$ 70 mil e R$ 100 mil por palestra.
Outro filósofo muito requisitado é Leandro Karnal, cuja participação em eventos requer um pagamento que varia entre R$ 60 mil e R$ 90 mil.
Muita gente pensa, erroneamente, que estes valores são por apenas duas horas de exposição oral. Outro grande engano. Os valores referem-se a todos os anos de estudos, preparação e desenvolvimento de técnicas para impressionar qualquer público.
Tudo é resultado de um intenso trabalho que começa com disciplina, inclui muita leitura e percorre cursos especializados como o que é oferecido pela Widoox, para incorporar conhecimentos de oratória e comunicação não-verbal.
Agora olhe para você e analise sem paixão e sem crueldade: o que falta para você se tornar um excelente orador? Quais as suas características mais marcantes que podem se tornar uma marca distintiva?
Uma das marcas do Cortella é a ênfase na voz, com um sotaque especial do interior do Paraná. A marca de outro filósofo super requisitado, Clóvis de Barros Filho, é o linguajar despojado, recheado de palavrões. A característica marcante do Whindersson Nunes é a irreverência e o humor.
Palestrante especializado
Um dos primeiros pontos a serem definidos é a sua área de especialização. Um bom palestrante compartilha conhecimentos sobre um segmento bem específico.
Por exemplo, a filosofia, a engenharia, a tecnologia, a religião, a culinária, saúde etc.
O que ninguém reconhece é a capacidade de alguém falar sobre muitos assuntos como se fosse um profundo conhecedor. Quem diz que sabe tudo, não sabe nada.
Você precisa se aprofundar na sua especialização, ler livros, frequentar cursos, assistir palestras de outros especialistas da área.
Todo e qualquer conhecimento adicional será bem vindo.
É preciso agregar visões diferentes sobre o mesmo fato para se destacar dos demais. Mostrar que você tem uma visão diferenciada. Assim o seu reconhecimento será mais imediato.
Conteúdos diferenciados
Ao preparar o conteúdo das suas palestras, pense no que pode ser útil para o seu público, tanto do ponto de vista de pensamento inovador e provocativo, quanto de ações práticas.
Olhe os fatos sob outros prismas e exponha um lado ainda desconhecido do público em geral.
Pense sempre em fazer analogias dos pontos mais importantes. Quando você compara situações com algo conhecido e formula conclusões inusitadas, isto chama a atenção e fixa na memória da sua plateia.
Por exemplo, em uma exposição que assisti, o palestrante citou que “gente falsa é como sapo: tem perna curta, língua comprida, olho grande e vive na lama”.
Difícil, depois de ouvir uma frase dessas, não arrancar algumas risadas e deixar um residual na memória do público por muito mais tempo. Certamente, muitas pessoas sairão do evento e repetirão esta citação para vários amigos, além de compartilharem nas mídias sociais.
Steve Jobs, criador da Apple, em uma de suas palestras mostrou vários celulares concorrentes do I-Phone e disse: “esses são os smartphones do mercado. O problema é que eles não são nada smart”.
Comunicação não-verbal
Não é apenas o que você diz que fará de você um palestrante de sucesso e requisitado para muitos eventos. É também como você diz.
Toda a sua comunicação não-verbal é de extrema importância para criar uma conexão com o público.
Como você se movimenta no palco, suas expressões faciais e corporal, sua gesticulação firme e ilustrativa, seu olhar profundo e expressivo, sua voz com emoções. Tudo isso diferencia você de um orador qualquer de fim de semana.
Para desenvolver toda a sua capacidade, você precisa fazer um curso especializado, que aperfeiçoe sua forma de comunicação corporal.
A Widoox oferece o único curso online de Oratória e Técnicas de Apresentação do mercado com três diferenciais exclusivos:
- O participante recebe um número de Whatsapp para se comunicar diretamente com o professor, a qualquer hora, e solucionar todas as suas dúvidas;
- O participante pode encaminhar seus vídeos para serem analisados pelo professor que produz um relatório personalizado destacando os pontos positivos e as alternativas para corrigir os pontos de atenção;
- Web conferências periódicas ao vivo para falar diretamente com o professor e os demais alunos.
Neste curso, apesar de ser realizado a distância, o professor acompanha toda a evolução dos palestrantes em formação para garantir o melhor desempenho de cada um em suas características pessoais.
Divulgação como palestrante profissional
Depois de garantir uma boa formação e domínio absoluto do seu tema de conhecimento, é necessário iniciar um trabalho de divulgação do seu nome.
Sugiro começar criando um perfil nas redes sociais, em especial no Instagram, no Facebook e no Linkedin.
Em todas elas, divulgue fotos de todos os eventos dos quais você participar, acrescidas de legendas elucidativas de alguma das suas qualidades e características.
Não se trata de falar delas sem motivo. Ao contrário, encontre uma boa razão justificada para dizer quem você é. Por exemplo: “evento de formatura no Colégio Naval onde palestrei sobre ‘a navegação e a vida’”.
Crie também um canal no Youtube e comece a produzir pequenos vídeos com os melhores momentos das suas palestras. Comece pequeno, mas vá registrando tudo e divulgando o melhor.
De uma única palestra de duas horas você pode conseguir editar uns cinco ou seis vídeos curtos com os trechos mais empolgantes, que conquistaram mais aplausos e despertaram risadas mais expansivas.
Sempre que possível, registre em vídeo ou em texto os depoimentos de pessoas que te assistiram e têm bons motivos para te elogiar. É muito bom quando as pessoas falam de você em lugar de só você se promover.
Posteriormente, desenvolva um site onde você vai criar um blog sobre o seu tema e alimentá-lo com artigos que você pode escrever ou convidar outras pessoas para fazê-lo.
Supra essas mídias todas com o máximo de conteúdo relevante sobre você e os seus discursos e divulgue maciçamente por todos os meios que você dispuser.
De preferência, quando tiver uma quantidade e uma qualidade boa nas suas mídias, comece a promover com investimento de dinheiro, comprando espaços no Google, Youtube, Facebook etc.
Tudo isso para garantir que você seja visto e seja lembrado.
Gerenciamento da agenda de palestras
Inicialmente você mesmo pode administrar sua agenda, porque certamente não haverá muitas palestras sendo requisitadas.
Mas à medida que você vai se tornando mais conhecido e a procura pelas suas participações em eventos vai aumentando, sugiro que você entregue a administração da sua agenda para um profissional ou agência de palestrantes.
Existem vários agenciadores que conseguem vender a sua presença em encontros aos quais você jamais teria acesso no início da carreira de palestrante profissional.
Eles vão oferecer seus discursos para empresas, instituições e organizações de todos os tipos, dispostas a pagar um preço de mercado para te ouvir falar.
Além disso, nunca é muito bom que um palestrante de renome negocie diretamente o seu cachê. Essa parte burocrática deve ficar sob responsabilidade de outra pessoa, para preservar o seu nome e a sua imagem.
Remuneração de um palestrante profissional
Agora chegou a parte boa do negócio: ser remunerado pela sua performance no palco.
Você já se especializou, dedicou tempo para se aperfeiçoar, conquistou notoriedade no mercado e, portanto, merece ser bem pago para falar do seu conhecimento.
É lógico que no início você deve cobrar um valor que remunere a sua hora, mas não pode exagerar para não afugentar os interessados.
Com o passar do tempo e a ampliação do seu renome, seu preço precisa aumentar. Ninguém valoriza um grande talento que cobra um valor muito baixo.
O mesmo acontece com os produtos disponíveis no mercado. Quando custa muito barato sugere ser de baixa qualidade.
Estabeleça o seu preço de tal forma que você fique satisfeito com esse trabalho e possa de fato viver confortavelmente dele.
Para cobrar, você deve solicitar que 50% do valor seja depositado para você na confirmação da palestra com a reserva da data. O restante deve ser pago no dia do evento, logo após a sua apresentação.
Evite a todo custo receber a totalidade apenas no dia marcado, porque vários encontros são cancelados de última hora, você não conseguirá vender esse dia para outro contratante e ficará sem qualquer remuneração.
Renove-se como palestrante profissional
Lembre-se que o mercado é muito exigente e concorrentes surgem a todo instante. Isto significa que você precisa se reinventar constantemente para continuar agregando valor ao seu público.
Não crie um único conteúdo e faça a mesma palestra em inúmeras empresas. Isso é a morte prematura de um bom palestrante, que ficará marcado como uma pessoa sem criatividade e com conteúdo restrito.
Invente algo novo todas as vezes que for se apresentar, ainda que uma parte do seu tema se repita.
Continue se aperfeiçoando durante toda a sua carreira para torná-la mais longa e você ser sempre considerad@ um verdadeiro rockstar da oratória.
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Se você quiser levar este tema para a sua empresa como treinamento ou palestra, entre em contato: renato@widoox.com.br
Segue sugestão de livro que pode complementar este tema: “Coach Palestrante”.
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