Lições de oratória específicas
para o media training
As técnicas de oratória podem ser utilizadas em praticamente todas as situações profissionais e muitas de cunho pessoal. Para cada caso existem algumas diferenças que devem ser observadas.
Neste artigo vamos nos concentrar na oratória para media training e como você pode tirar proveito dessas dicas para se sair melhor em entrevistas concedidas a jornalistas.
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Para que serve o media training
De forma bastante simples pode-se definir o media training como um treinamento realizado dentro do planejamento de Assessoria de Imprensa com um executivo ou porta-voz da empresa, com a finalidade de obter os melhores resultados em contatos com a imprensa em geral.
Não importa qual seja o veículo, quer seja impresso, eletrônico ou digital, todos exigem que o entrevistado possua uma oratória bem desenvolvida para conseguir expôr as ideias estratégicas para a organização e, ao mesmo tempo, fornecer a matéria prima que todo jornalista precisa para trabalhar: notícias.
Dependendo do desempenho do executivo, a entrevista pode render um ótimo espaço nas mídias, com a publicação de uma matéria positiva, ou um espaço minúsculo, nem sempre favorável.
Os resultados podem ser extremamente estratégicos para o plano de Assessoria de Imprensa, por meio da conquista de espaços editoriais que ajudam a construir e fortalecer a imagem institucional de todas as organizações.
O que é importante na oratória para a imprensa?
Falar com clareza é essencial, especialmente quando o jornalista precisa entender um assunto que ele não domina. Cabe ao entrevistado conceder uma aula sem um tom professoral, para não intimidar o jornalista.
Ao mesmo tempo, a naturalidade da fala ajuda no desenvolvimento da empatia com o entrevistador, capaz de render um aprofundamento na matéria que em outras situações poderia não acontecer.
Apesar da notícia ser o mais importante, uma identificação entre as partes gera uma simpatia que também favorece um destaque maior entre outras opções disponíveis.
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10 caminhos para uma oratória eficiente
- Fale com um tom de voz audível e que demonstre segurança
- Explique o assunto imaginando-se no lugar do público que vai receber a informação
- Desenvolva antecipadamente frases fortes, de efeito contundente, porque são elas que se tornam manchetes e agradam aos jornalistas
- Prepare-se para a entrevista filmando e gravando o áudio, para avaliar seu desempenho antes que ele aconteça para valer
- Utilize pausas para criar alguns climas de expectativa sobre os conteúdos da sua fala
- Faça uso constante da entonação para trazer sua emoção à tona e convencer o jornalista sobre os seus sentimentos sobre um fato
- Exponha as ideias concatenadas, com início, meio e fim
- Conclua sua exposição com um resumo do essencial que foi dito anteriormente
- Caso esteja falando para a televisão ou para o rádio, responda com uma frase conclusiva logo no início. Somente depois acrescente os detalhes
- Seja fiel ao seu estilo para transferir autenticidade ao seu discurso.
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