Lições de oratória específicas
para o media training

As técnicas de oratória podem ser utilizadas em praticamente todas as situações profissionais e muitas de cunho pessoal. Para cada caso existem algumas diferenças que devem ser observadas.

Neste artigo vamos nos concentrar na oratória para media training e como você pode tirar proveito dessas dicas para se sair melhor em entrevistas concedidas a jornalistas.

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Para que serve o media training

Ilustração de um executivo com o melhor desempenho segurando o seu trofeu de media training dando uma entrevista

De forma bastante simples pode-se definir o media training como um treinamento realizado dentro do planejamento de Assessoria de Imprensa com um executivo ou porta-voz da empresa, com a finalidade de obter os melhores resultados em contatos com a imprensa em geral.

Não importa qual seja o veículo, quer seja impresso, eletrônico ou digital, todos exigem que o entrevistado possua uma oratória bem desenvolvida para conseguir expôr as ideias estratégicas para a organização e, ao mesmo tempo, fornecer a matéria prima que todo jornalista precisa para trabalhar: notícias.

Dependendo do desempenho do executivo, a entrevista pode render um ótimo espaço nas mídias, com a publicação de uma matéria positiva, ou um espaço minúsculo, nem sempre favorável.

Os resultados podem ser extremamente estratégicos para o plano de Assessoria de Imprensa, por meio da conquista de espaços editoriais que ajudam a construir e fortalecer a imagem institucional de todas as organizações.

O que é importante na oratória para a imprensa?

Desenho veteorial de uma entrevista para ilustrar o Media Training

Falar com clareza é essencial, especialmente quando o jornalista precisa entender um assunto que ele não domina. Cabe ao entrevistado conceder uma aula sem um tom professoral, para não intimidar o jornalista.

Ao mesmo tempo, a naturalidade da fala ajuda no desenvolvimento da empatia com o entrevistador, capaz de render um aprofundamento na matéria que em outras situações poderia não acontecer.

Apesar da notícia ser o mais importante, uma identificação entre as partes gera uma simpatia que também favorece um destaque maior entre outras opções disponíveis.

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10 caminhos para uma oratória eficiente

  1. Fale com um tom de voz audível e que demonstre segurança
  2. Explique o assunto  imaginando-se no lugar do público que vai receber a informação
  3. Desenvolva antecipadamente frases fortes, de efeito contundente, porque são elas que se tornam manchetes e agradam aos jornalistas
  4. Prepare-se para a entrevista filmando e gravando o áudio, para avaliar seu desempenho antes que ele aconteça para valer
  5. Utilize pausas para criar alguns climas de expectativa sobre os conteúdos da sua fala
  6. Faça uso constante da entonação para trazer sua emoção à tona e convencer o jornalista sobre os seus sentimentos sobre um fato
  7. Exponha as ideias concatenadas, com início, meio e fim
  8. Conclua sua exposição com um resumo do essencial que foi dito anteriormente
  9. Caso esteja falando para a televisão ou para o rádio, responda com uma frase conclusiva logo no início. Somente depois acrescente os detalhes
  10. Seja fiel ao seu estilo para transferir autenticidade ao seu discurso.

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