Confira 6 dicas de como fazer uma carta de apresentação profissional e um modelo para usar como referência
A comunicação com recrutadores é uma das atividades que costumam deixar os candidatos para vagas de emprego mais nervosos. Pequenos gestos que parecem simples, como enviar um email ou dar um telefonema podem custar horas de preparação e muito frio na barriga.
A carta de apresentação profissional é, muitas vezes, a primeira forma de comunicação entre candidato e recrutador. É por meio dela que o postulante a um cargo se apresenta profissionalmente e formaliza seu interesse em uma vaga.
Que fique claro: a carta de apresentação formal, que era enviada pelo correio, caiu em desuso. Dificilmente uma empresa te pedirá para enviar um documento dessa forma.
A carta de apresentação profissional a que me refiro, que é usada atualmente, costuma ser um breve texto enviado no corpo do email, ou inserido diretamente no sistema de recrutamento usado pela empresa.
Embora sozinha não seja suficiente para garantir nenhuma vaga a ninguém, ela pode servir para chamar a atenção de recrutadores para o seu currículo, em meio a tantos outros recebidos. E, principalmente, se for mal feita, a carta de apresentação profissional tem o poder de fazer com que seu currículo vá direto para a pasta Lixeira.
Por isso, confira aqui algumas dicas de como fazer uma carta de apresentação perfeita! Ao final das dicas, disponibilizamos um modelo de carta de apresentação como referência!
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Como fazer uma carta de apresentação profissional em 6 dicas
1 – Saiba com quem está falando
Antes de escrever sua carta de apresentação, procure descobrir quem é a pessoa que receberá seu email. Nem sempre isso é possível, mas chamá-la pelo nome pode contar pontos a seu favor.
Saber com quem se está falando, entretanto, não se limita a isso. É importante conhecer a cultura organizacional da empresa e o modo como ela se comunica. Algumas empresas exigem uma linguagem mais formal de seus funcionários, outras fazem o perfil mais descolado. Seu texto deve se adaptar a isso.
É claro que tudo depende do cargo a que se está candidatando. Uma vaga na área jurídica pede mais formalidade do que uma oportunidade em design de games, por exemplo.
Entenda o perfil que se espera de um profissional para o cargo em questão e escreva sua carta de apresentação profissional com base nisso.
2 – Tenha objetividade
Sua carta de apresentação profissional não é uma descrição detalhada do seu currículo. É bem provável que o profissional que vai receber seu email tenha muitas tarefas a realizar no dia, e não tenha tempo para ler um email enorme.
Por isso, seja objetivo. Três parágrafos curtos são mais do que o suficiente para se apresentar. Deixe os detalhes para seu currículo ou portfólio.
Quer saber o que escrever em cada um dos três parágrafos da carta de apresentação? Vamos lá:
1° parágrafo:
– Explique por que está mandando o currículo (se está respondendo a uma oferta publicada ou uma indicação, por exemplo).
– Esclareça que vaga você deseja ocupar.
2° parágrafo:
– Fale sobre sua formação, suas principais experiências profissionais e qualidades importantes.
3° parágrafo:
– Coloque-se à disposição para que a empresa entre em contato ou para uma entrevista presencial.
3 – Explique por que é a pessoa certa para a vaga
No segundo parágrafo de sua carta de apresentação profissional, as informações que você vai escrever devem comunicar que você é o candidato apropriado à vaga.
Procure relacionar as experiências profissionais que você já teve, ou mesmo suas habilidades, com as atividades que vai desempenhar no cargo.
Por exemplo, se a vaga exige contato com clientes estrangeiros, você pode destacar alguma experiência internacional, que te dá facilidade para comunicar-se em outros idiomas.
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4 – Destaque pontos positivos
Deixe os pontos negativos fora de sua carta de apresentação. Se seu inglês é básico, ou você nunca teve nenhuma experiência na área, você não precisa citar isso em seu texto.
Enfatize sempre os pontos positivos.
5 – Demonstre conhecimento sobre a empresa
É interessante demonstrar conhecimento e respeito pela empresa na qual você quer trabalhar. Uma rápida pesquisa no Google é o suficiente para encontrar alguma informação relevante que pode ser usada nessa hora.
Isso mostra que você tem interesse pela companhia e se importa com o resultado deste processo seletivo.
6 – Não deixe nenhum erro passar
Nenhum candidato vai ser escolhido apenas pela carta de apresentação, mas certamente já muitos são descartados devido a erros de português.
A primeira impressão é essencial, e deixar passar um erro ortográfico é derrubar as suas chances de ser escolhido para a vaga.
Está em dúvida sobre a grafia de alguma palavra? Confira. Não tem segurança sobre sua gramática? Peça para alguém revisar o texto para você.
Não deixe que suas chances terminem logo no primeiro contato.
O mesmo serve para seu currículo, seu portfólio e qualquer outro texto que te represente como profissional.
Modelo de carta de apresentação profissional
Prezado senhor Fulano,
Envio este email para me candidatar à vaga de XXX (nome do cargo), anunciada pela YYY (nome da empresa), em XX/YY (data).
Sou profissional da área XXX há YY anos e acredito que a empresa pode se beneficiar de minhas qualificações. Entre minhas principais características estão a adaptabilidade, responsabilidade, dedicação e ótimas habilidades para trabalho em grupo. (ESSES SÃO EXEMPLOS! INSIRA SUAS CARACTERÍSTICAS DE ACORDO COM SEU PERFIL)
Envio meu currículo anexo e estou à sua disposição para mais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Fulano (seu nome)
Recapitulando…
Como fazer uma carta de apresentação profissional
1 – Saiba com quem está falando
Procure descobrir quem é a pessoa que receberá seu currículo. Descubra também que tipo de linguagem é mais apropriada para se comunicar com a empresa.
2 – Tenha objetividade
Nada de textão: três parágrafos curtos.
3 – Explique por que é a pessoa certa
Relacione suas experiências anteriores e habilidades às atividades que terá que desempenhar na empresa.
4 – Destaque pontos positivos
Não cite informações negativas sobre seu currículo na carta de apresentação.
5 – Demonstre conhecimento sobre a empresa
Procure fazer algum comentário positivo que mostre que você conhece a empresa.
6 – Não deixe nenhum erro passar
Revise mais de uma vez para ter certeza que seu texto não tem erros de português.
É isso aí! Gostou dessas dicas de como fazer uma carta de apresentação? Compartilhe nas redes sociais!
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